top of page

Helena Isabel Faria Venda Lima

 

Nasceu em Forjães, em 1982. Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música de Esposende, tendo passado pelo Conservatório Calouste Gulbenkian- Braga. Mais tarde licenciou-se Engenharia Biológica e só depois em Música-Direção Coral na Universidade do Minho, na classe de Vítor Lima. Atualmente é docente na Escola de Música de Esposende, diretora do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro Ars Vocalis.

 

Trabalhou direcção coral e canto  com Vítor Lima, Jorge Matta, Jacier Viceiro, Lluis Vila, Henrique Piloto, Álvaro Cassuto, Johann Skudlick, Martin Baker. Recentemente frequentou o curso de aperfeiçoamento em Direção-Coral da ABCD (Associação Britânica de Diretores Corais) com Jo Mcnally e Neil Ferris.

 

Foram as experiências como o Coro Cantus Solemnis, Coro de Câmara de Esposende (dir.António Capitão), Coro Polifónico da Lapa, Coro de Câmara Portogalante (dir. Filipe Veríssimo), Coro de Câmara da Universidade Minho (dir. Vítor Lima) que despertaram a vontade de contribuir para a amplificação e enraizamento de uma Escola Coral Portuguesa com base na educação coral infantil, estruturada a partir da língua portuguesa e do património musical português, presente e futuro.

Pensamento e Inspiração

"O povo é, no fundo, a origem de todas as coisas belas e nobres, inclusive da boa música! [...] Tenho uma grande fé nas crianças. Acho que delas tudo se pode esperar.Por isso é tão essencial educá-las. É preciso dar-lhes uma educação primária de senso ético, como iniciação para uma futura vida artística. [...] A minha receita é o canto coral. Mas o meu canto coral deveria, na realidade, chamar-se educação social pela música. Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade; é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar" (Villa-Lobos, 1987)

“É nossa firme convicção que a Humanidade viverá mais feliz quando aprender a viver com a Música, condignamente. Quem quer que trabalhe para promover este fim, de uma maneira ou de outra, não terá  vivido em vão.” (Kodály, 1956)

 

“Para mostrar basta um dedo. Para instruir é preciso o intelecto. Para ensinar é preciso inteligência. Para educar é necessário além de mais, sensibilidade e acrescentemo-lo, o Amor.” (Edgar Willems, 1910)

Mestrado em Ensino de Música - Universidade Católica Porto

Helena Isabel Faria Venda Lima | Ensino, Aprendizagem e Avaliação - Professora Doutora Luísa Orvalho

  • Wix Facebook page
bottom of page