
Helena
Venda Lima
Considerações - Portefólio
O portfólio deve ser encarado como uma construção contínua, progressiva e dinâmica. Assim, o seu conteúdo pode ser sempre melhorado,alterado ou aumentado.
Po outro lado os portefólios electrónicos (também referidos como portefólios digitais ou e-portefólios), apresentam funcionalidades acrescidas e novas potencialidades relativamente aos portefólios de formato papel. Os portefólios electrónicos, em especial os web portefólios, permitem um melhor registo do envolvimento dos alunos nos ambientes de aprendizagem, uma melhor organização dos portefólios, especialmente pelas possibilidades de estabelecerem conexões, dentro e fora do e-portefólio, entre as ideias, as reflexões e os artefactos do aluno.
Na concepção de portefólios electrónicos em contexto escolar, os autores Barrett (2004) e Tosh e Werdmuller (2004) referem a importância que o sistema tecnológico de suporte aos portefólios electrónicos permita que o aluno tenha o seu próprio arquivo digital para armazenamento dos seus artefactos (“working portfolio”) proporcionando que o aluno, à medida que ocorrem as suas experiências de aprendizagem, coleccione os seus artefactos nesse repositório digital; e o seu espaço de reflexão pessoal (“portefólio reflexivo”) que vai construindo através das reformulações dos seus trabalhos, na sequência dos comentários (feedback) do professor e da sua auto-reflexão.